Introdução à Clínica Neurodivergente. Caso Maura Lopes Cançado XI (Final)

Introdução à clínica psicanalítica, LAFAME - Laboratório de Formação de Analistas Membros da Escola

Nível do Curso: Básico

Descrição do Curso Introdução à Clínica Neurodivergente. Caso Maura Lopes Cançado XI (Final)

FORMAÇÃO ABERTA EM PSICANÁLISE

Periodicidade: Sessões quinzenais

Segundos e quartos sábados de cada mês

Horário: Das 14:00 às 18:00 (Horário de Brasília)
Início: 9 de agosto de 2025; Fim: 13 de dezembro de 2025

 

Introdução à Clínica Neurodivergente (ICN). Caso Maura Lopes Cançado XI (Final)

 

Agora em sua reta final, mas iniciados em 2020, os Seminários Clínicos sobre o Caso Maura Lopes Cançado (MLC) passaram por transformações importantes que denotam as transformações do Instituto de Daseinspsicanálise (ID), fundado naquele ano, em Sociedade Psicanalítica Dasein e logo depois em Sociedade Brasileira de Daseinspsicanálise - Instituto de Dasenspsicanálise (SBDp-ID). Ministrados por docentes experimentados, membros da Formação Avançada de Analistas Membros da Escola (AME) e também - a título experimental, a um tempo técnico e clínico - por discentes da Formação Inicial e da Formação Continuada em Psicanálise, os Seminários sobre o Caso MLC propriciam uma experiência única - a um tempo referida à análise e à supervisão psicanalíticas. Trata-se do LAFAME, Laboratório de Analistas Membros da Escola, que conta horas para a Formação Inicial e para a Continuada, no qual experimentamos procedimentos de investigação dos processos inconscientes, assim como técnicas de tratamento psicanalítico, hipóteses diagnósticas etc.

Um dos trabalhos mais importantes desenvolvidos até aqui nos Seminários Clínicos sobre o Caso Maura Lopes Cançado (MLC) foi a investigação da "querela dos diagnósticos" de Maura Lopes Cançado, que em sua época obtivera diversos diagnósticos - entre imaginados por ela mesma ou atribuídos pelos psiquiatras sob cujos tratamentos ela estivera. Uma diferença importante nesse quadro foi a rejeição de tais diagnósticos por Arykerne Teixeira Guedes, psicanalista de Maura entre 22 de outubro de 1959 e 7 de março de 1960, quando ele ainda estava em treinamento pela recém criada Sociedade Psicanalítica do Rio de Janeiro e quando Maura permanecera internada pela terceira vez no HGR, Hospital Gustavo Riedel (no Engennho de Dentro, Rio de Janeiro), no qual, como psiquiatra, Arykerne era o Vice-Diretor. Ao analisar pontualmente cada passagem do "Diário I - Hospital é Deus", escrito por Maura durante o período de sua internação no HGR, foi ficando cada vez mais claro o acerto de Dr. A. quanto à negativa para os diagnósticos de Personalidade Psicopática, Psicose Maníaco Depressiva e Esquizofrenia entre outros, inclusive o de Esquizofrenia larvada, hoje conhecido como Transtorno de Persosnalidade Borderline. Todavia, Arykerne não conseguiu levar a termo o tratamento de Maura, que se evadiu do HGR no dia 7 de março de 1960. Agora, porém, mais de 60 anos depois, é possível afirmar com uma boa margem de certeza que Maura era na verdade um sujeito de Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD). Essa a hipótese diagnóstica que o presente seminário, desde a última edição (2025.1) rebatizado Seminário de Introdução à Clínica Neurodivergente, intenta levar a termo. 

Em sua décima primeira oferta, o Seminário de Introdução à Clínica Neurodivergente (ICN) tem por objetivo apresentar e desenvolver os grandes casos da Psicanálise da Neurodivergência de uma maneira intuitiva e passo a passo, tanto ao nível da teoria quanto ao nível da práxis psicanalíticas. Neste semestre, que se inicia em 9 de agosto e se conclui em 13 de dezembro, continuaremos a discussão dia a dia, relato a relato, do discurso de Maura Lopes Cançado no HGR entre outubro de 1959 e março de 1960; agora, porém, de modo a desenvolver aquilo que, a partir de Freud, Bion designou o "ver microscópico" presente em pacientes como o jovem da fobia de meia, paciente de Tausk cujo caso foi reportado por Freud no escrito O Inconsciente. Um "ver" que, para Bion, o analista deve desenvolver em si mesmo para que, assim, ele possa ver tal como aquele paciente fora capaz de ver e, desse modo, de maneira mais adequada, levar a termo o de pacientes que assim se apresentarem à clínica psicanalítica. Esses os pacientes que hoje designamos neurodivergentes, e, dentre estes, em especial, os sujeitos de AH/SD.

O objetivo deste Seminário é a Formação Inicial e Continuada, especificamente para o desenvolvimento clínico da análise e da supervisão de psicanalistas voltados para a Daseinspsicanálise. Essa a direção da psicanálise afinada a um tempo com a práxis psicanalítica a mais rigorosa – que assume como seus pontos de partida a existência de processos psíquicos inconscientes e os fatos da transferência e da resistência – e as exigências do tempo atual as mais prementes, em especial o entendimento daseinsanalítico do ser-aí humano. Situação em que a Daseinspsicanálise assume como orientação teórica básica o pluralismo em psicanálise, isto é, a pluralidade dos resultados teóricos das interpretações e intervenções práticas possíveis, assim como o primado da práxis psicanalítica sobre a teoria, portanto, mantém igualmente como orientação básica, a assunção dos pontos de partida acima referidos como princípios fundamentais.

O Seminário de Introdução à Clínica Neurodivergente (ICN) constitui-se de 9 (nove) sessões de conteúdo especificamente técnico - a um tempo teórico e clínico - que envolve a tríplice determinação freudiana da Psicanálise, a saber: a Psicanálise como (1) procedimento investigativo dos processos psíquicos inconscientes, (2) técnica terapêutica ou método de cura ou tratamento das das mais diversas formas de perturbação, de sofrimento ou de adoecimento psíquico ou psicosomático. Os encontros terão lugar no primeiro e no terceiro sábado de cada mês, entre agosto e dezembro de 2025, das 14:00 às 18:00 (no horário de Brasília). A Escola de Formação em Psicanálise - Instituto de Daseinspsicanálise (EFP-ID) e a Sociedade Brasileira de Daseinspsicanálise - Instituto de Daseinspsicanálise (SBDp-ID) fornecerão certificados para cada inscrito e para cada inscrita adimplentes e que frequentar pelo menos 6 (seis) das 8 (oito) sessões* do primeiro semestre de 2025 e que atingir a média de 7,0 (sete vírgula zero) pontos na AVALIAÇÃO agendada para a nona e última sessão do Seminário. Essa é uma AVALIAÇÃO FORMAL, requerida a título de verificação e compreensão do conteúdo ministrado no semestre, para avanço aos semestres seguintes ou para a conclusão dos seminários teórico-clínicos.

Além da AVALIAÇÃO FORMAL em cada seminário semestral, todas as alunas e todos os alunos da Formação Inicial em Psicanálise da EFP-ID/SBDp-ID apresentam paper no Seminário Discente da Escola (que ocorre uma vez ao ano), sendo essas apresentações uma espécie de qualificação que determina o avanço de cada um, conforme seu próprio desejo, em sua respectiva Formação.

Torne-se membro da SBDp-ID e faça este Seminário com 50% de desconto ou mais, ao fazer um segundo curso com 90% de desconto e um terceiro com 60% de desconto. No total, fará três cursos pelo valor de um; se desejar, poderá fazer um quarto curso completamente gratuito. Se quiser pagar um valor ainda mais em conta mediante suaves parcelas mensais, leia atentamente nossas propostas de assinaturas. Temos vários pacotes, um deles certamente caberá em seu bolso:

 

 

Confira aqui o pacote mais adequado para você e assine hoje mesmo via WhatsApp, sua matrícula será feita e renovada automaticamente a cada semestre. Pague a primeira mensalidade via PIX, mediante a chave manuelmoreira@efp-id.info e envie o comprovante para (42) 988084402 (mais rápido) ou para o próprio e-mail do PIX (pode demorar mais para a formalização da matrícula). Para fazer jus ao desconto de membro, também será necessário fazer o cadastro como filiado da SBDp-ID e pagar a anuidade (R$400,00 - para discentes - divididos em até três vezes sem juros) através da mesma chave PIX.

 

Nossa Sociedade é filiada à International Federation of Psychoanalytic Societies, IFPS, na qualidade de Grupo de Estudos. Somos uma organização sem fins lucrativos, não política e não confessional voltada exclusivamente para o desenvolvimento clínico e científico da psicanálise segundo o pluralismo da teoria e a ortodoxia da prática psicanalíticas em seus princípios constitutivos. Se este também é o seu ponto de vista, venha fazer parte dessa jornada!

*Se houver necessidade, em caso de mais de duas ausências devidamente justificadas, é aberta a possibilidade do acompanhamento das aulas via recurso AULA GRAVADA.

 

PARA SABER MAIS, FAÇA CONTATO:

 

Nosso WhatsApp: (42) 98808-4402

Nosso E-mail: efpid.sbdpid@gmail.com

 

 

Entre em contato para saber mais sobre os seminários clínicos e teóricos, assim como sobre a análise didática e a supervisão.


Idioma do conteúdo do curso

Português

Conteúdo Programático

FORMAÇÃO ABERTA EM PSICANÁLISE

Primeiro Semestre de 2025

 

INTRODUÇÃO À CLÍNICA NEURODIVERGENTE. CASO MAURA LOPES CANÇADO XI

 

 MÓDULO I. Sobre amor, solidão e suicídio [HD: 30-2 a 1-3-1960], por Manuel Moreira da Silva

  •  [Aula ao vivo] - MÓDULO I. Sobre amor, solidão e suicídio [HD: 30-2 a 1-3-1960], por Manuel Moreira da Silva 09/08/2025 14:00 

 

MÓDULO II. Crítica do Diário I, perda de Dr. A [HD: 2-3 a 7-3-1960), por Manuel Moreira da Silva

  •  [Aula ao vivo] -MÓDULO II. Crítica do Diário I, perda de Dr. A [HD: 2-3 a 7-3-1960), por Manuel Moreira da Silva 23/08/2025 14:00

 

MÓDULO III. Consumação e reação, borderline ou antinarciso?, por Manuel Moreira da Silva

  •  [Aula ao vivo] - MÓDULO III. Consumação e reação, borderline ou antinarciso?, por Manuel Moreira da Silva 13/09/2025 14:00

 

MÓDULO IV. Hospício é Deus: Diário II, ou sobre o Real que nos escapa?, por Manuel Moreira da Silva

  •  [Aula ao vivo] - MÓDULO IV. Hospício é Deus: Diário II, ou sobre o Real que nos escapa?, por Manuel Moreira da Silva 27/09/2025 14:00

 

MÓDULO V. Depois do hospício, sonho esquizofrênico ou antinarcísico?, por Manuel Moreira da Silva

  •  [Aula ao vivo] - MÓDULO V. Depois do hospício, sonho esquizofrênico ou antinarcísico?, por Manuel Moreira da Silva 11/10/2025 14:00

 

MÓDULO VI. Início do fim, das cartas a Vera Brant ao artigo da Leitura, por Manuel Moreira da Silva

  •  [Aula ao vivo] - MÓDULO VI. Início do fim, das cartas a Vera Brant ao artigo da Leitura, por Manuel Moreira da Silva 25/10/2025 14:00 

 

MÓDULO VII. O surto esquizofrênico larvado e a sedução do Juiz, por Manuel Moreira da Silva

  •  [Aula ao vivo] - MÓDULO VII. O surto esquizofrênico larvado e a sedução do Juiz, por Manuel Moreira da Silva 01/11/2025 14:00

 

MÓDULO VIII. Maura e a psicanálise, uma existência malograda?, por Manuel Moreira da Silva

  •  [Aula ao vivo] - MÓDULO VIII. Maura e a psicanálise, uma existência malograda?, por Manuel Moreira da Silva 22/11/2025 14:00

 

MÓDULO IX - Avaliação

  •  Módulo IX - 13/12/2025: AVALIAÇÃO 13/12/2025
  •  [Aula ao vivo] - Módulo IX. Avaliação 13/12/2025 

 

Coordenação: Manuel Moreira da Silva



Módulos e Lições do Curso

[Aula ao vivo] - MÓDULO I. Sobre amor, solidão e suicídio [HD: 30-2 a 1-3-1960], por Manuel Moreira da Silva
0. [Aula escrita] Manuel Moreira da Silva.
1. [Leitura básica] Hospício é Deus. CANÇADO, Maura.
[Aula ao vivo] -MÓDULO II. Crítica do Diário I, perda de Dr. A [HD: 2-3 a 7-3-1960), por Manuel Moreira da Silva
[Aula ao vivo] - MÓDULO III. Consumação e reação, borderline ou antinarciso?, por Manuel Moreira da Silva
[Aula ao vivo] - MÓDULO IV. Hospício é Deus: Diário II, ou sobre o Real que nos escapa?, por Manuel Moreira da Silva
[Aula ao vivo] - MÓDULO V. Depois do hospício, sonho esquizofrênico ou antinarcísico?, por Manuel Moreira da Silva
[Aula ao vivo] - MÓDULO VI. Início do fim, das cartas a Vera Brant ao artigo da Leitura, por Manuel Moreira da Silva
[Aula ao vivo] - MÓDULO VII. O surto esquizofrênico larvado e a sedução do Juiz, por Manuel Moreira da Silva
[Aula ao vivo] - MÓDULO VIII. Maura e a psicanálise, uma existência malograda?, por Manuel Moreira da Silva
Módulo IX - 13/12/2025: AVALIAÇÃO
[Aula ao vivo] - Módulo IX. Avaliação

Manuel Moreira da Silva

Psicanalista, analista didata e docente, membro fundador da Sociedade Brasileira de Daseinspsicanálise - Instituto de Daseinspsicanálise (SBDp-ID), da qual é Coordenador Geral e Coordenador de Ensino de Psicanálise da Escola de Formação em Psicanálise - Instituto de Daseinspsicanálise (EFP-ID). Doutor em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas, possui ainda Licenciatura, Bacharelado e Mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor Adjunto D da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Guarapuava/PR), na qual desenvolve pesquisa Continuada (PqC) em torno do problema da metafísica como ciência e como modo de vida na época atual, do pensar na pós-modernidade e da emergência de uma metafísica pós-moderna. Busca repropor a assim chamada filosofia especulativa pura sob a forma de uma filosofia da manência, a partir do diálogo e do confronto com filósofos como Platão, Aristóteles, Proclo, Bruno, Schelling, Hegel e Heidegger entre outros. Na perspectiva da determinação dos elementos estruturantes fundamentais da metafísica pós-moderna, investiga em detalhe as noções de Início (Arché, Princípio), Abrangente (Katholou, das Umgreifende, Encompassing), Manência (Moné), Expansão, Contração, Ser, Conceber e Haver entre outras. Investiga ainda em que medida a Psicanálise pode se mostrar como abertura à instauração de uma metafísica pós-moderna e, em vista disso, em que medida Metafísica e Psicanálise podem ser entendidas, a um tempo, como ciência e como modo de vida, mais propriamente como vida ética ou do espírito, entendida por sua vez como exercício espiritual. Tem experiência nas áreas de Filosofia e Psicanálise, com ênfase em Metafísica, Teoria do Conhecimento, Ética, Filosofia do Direito, Teoria e Clínica psicanalíticas. Atua principalmente nos seguintes autores e temas: Hegel, Freud, Heidegger, Lacan, Lima Vaz. Tradição platônica, Idealismo alemão, Metafísica pós-moderna, Filosofia brasileira. Fenomenologia do Espírito, Ciência da Lógica, Sistema de Hegel. Pensar em imagens. Abrangente (Katholou), Filosofia da Manência. Psicanálise, Daseinspsicanálise.

Outros Cursos deste Instrutor

Introdução à Teoria do Espaço Psíquico Interior (ITEPI)

Tire suas dúvidas sobre o curso Introdução à Clínica Neurodivergente. Caso Maura Lopes Cançado XI (Final)

Para a compra ou o pagamento dos cursos, proceda conforme os seguintes passos: 1. Na página do curso escolhido, role a página até à última linha e clique em QUERO CONTRATAR ESSE CURSO; 2. Na página de CHECKOUT, faça seu LOGIN, caso já seja cadastrado; caso ainda não seja, faça seu cadastro; 3. Para pagamento parcelado SEM JUROS (3x), prefira a opção BOLETO; 4. Para pagamento parcelado COM JUROS (até 12x), prefira a opção PAGSEGURO; 5. Para pagamento imediato, clique em PAGAMENTO RÁPIDO e, logo depois, em CARTÃO DE CRÉDITO ou em BOLETO BANCÁRIO. Qualquer dúvida, faça contato: Nosso WhatsApp: (42) 98808-4402 Nosso E-mail: efpid.sbdpid@gmail.com Ou na plataforma: https://efpid-sbdpid.lmsestudio.com/contact
Os descontos dos diversos cursos são exclusivamente para membros associados à SBDp-ID. Se você já é membro, para seguir as orientações abaixo; caso ainda não seja, filie-se hoje mesmo. Faça contato e te enviaremos os detalhes. Para o primeiro curso em que se matricular no semestre, membros associados têm 50% (cinquenta por cento) de desconto; para o segundo, o desconto é de 90% (noventa por cento) e para o terceiro é de 60% (sessenta por cento). Nossos cupons de descontos são enviados para cada membro conforme os estágios de suas matrículas (primeira, segunda, terceira e assim por diante). Não recebeu o seu? Então entre em contato: Nosso WhatsApp: (42) 98808-4402 Nosso E-mail: efpid.sbdpid@gmail.com Ou na plataforma: https://efpid-sbdpid.lmsestudio.com/contact

Realize a sua Inscrição

R$ 450,00

PagarMe em até 3 vez(es) sem juros ou em até 12 vezes com juros.

Pagseguro em até 3 vez(es) sem juros ou em até 12 vezes com juros.

Todo o processo de compra é feito em ambiente seguro .